quinta-feira, 26 de maio de 2011

Aula 3 - Dicas sobre materiais de scrapbook


Olá meninas,
Vamos continuar na sequência das nossas aulinhas?
A última aula foi sobre papéis...como escolher, onde comprar, como economizar. Se você não viu acesse o link:
http://palomascrapbook.blogspot.com/2011/05/aula-2-como-escolher-papeis-para.html

Hoje vou dar algumas dicas com relação aos outros materiais.
1)Tesouras
Na aula 1 já comentei que acho importante ter uma tesoura para cada tipo de material.
a)Tesoura para corte de papel
Esta tesoura pode ter corte a laser, de afiar, enfim, escolha uma tesoura boa de sua preferência. Eu tenho uma grande para cortar linhas retas e desenhos grandes. E uma pequena para cortar detalhes miúdos.

b) Tesoura para fita adesiva
Tenha uma tesoura exclusiva para cortar as fitas adesivas e banana, pode ser uma tesoura escolar, dessas bem baratinhas. As fitas adesivas soltam cola na tesoura e se for cortar papel depois ela gruda...vish, um caos!!!

c) Tesoura para tecido
Para aquelas que gostam de trabalhar com tecidos no scrap, o ideal é ter outra tesoura para tecido. Pode ser uma própria para costura.

d) Tesouras decoradas
As tesouras decoradas são ótimas para fazer bordas, faixas,  molduras, etc. Você encontra até em loja de R$1,99 - Cuidado com as "chinesas" que às vezes não cortam direito só "mastigam" o papel. Na hora de usar a tesoura decorada prestar atenção para encaixar a tesoura na sequência do desenho. Sempre guarde a tesoura fechada.




É importante que suas tesouras estejam sempre limpas e afiadas! Após terminar seus trabalhos limpe todo o seu material antes de guardar.

Dica importante: Como limpar sua tesoura de scrapbook?
Para limpar a cola que fica grudada na tesoura você pode usar álcool ou óleo de eucalipto,( ou outro que tiver em casa).
Esse dias usei aquele óleo que agente usa p/ tirar resto de cera de depilação e funcionou :) )


2) Carimbeiras
As carimbeiras são utilizadas para "esfumaçar" os trabalhos, especialmente as bordas.



Podem ser grandes, pequenas em formato de caneta, redonda, quadradas, etc. Cada uma é específica para um tipo de uso.




a) Carimbeiras de cor
a.1) Base de água
As carimebiras a base de água são indicadas para uso em papel. Possuem diversas cores e podem ser grandes ou pequenas. Para quem está começando uma carimbeira preta ou marrom já é suficiente.
As marcas de carimebiras a base de água que você poderá encontrar nas lojas de scrapbook: ColorBox/ Ancient Page/Archival Ink/Distress ink/Memento/Pretty color. existem outras marcas, tentei listar as principais







OBS: Estas carimbeiras não podem ser usadas em transparências ou supercíes plásticas....não aderem e borram todo o trabalho. Use uma carimbeira própria que não seja a base d'água.


a.2) Base de solvente
As carimbeiras a base de solvente podem ser usadas em papel e outros tipos de superfícies como transparências, plástico, couro, madeira, tecido, etc
As marcas de carimbeiras a base de solvente que você poderá encontrar nas lojas de scrapbook: Brilliance/Versafine/Versacraft/PearlEx/Stazon/Palette









b) Carimbeiras de cola para emboss
Essas carimbeiras são incolor, e são usadas especialmente no emboss...são uma espécie de cola para aderir o pó de emboss no papel.
Você poderá usar as outras carimbeiras para fazer o emboss também, porém dependendo da superfície, se for muito porosa as carimbeiras comuns não pegam direito o pó de emboss..melhor usar uma específica.
Aplicação:
Para usar as carimbeiras você pode aplicá-las diretamente no papel, com a própria carimbeira, ou pode usar uma esponja, molha na carimbeira e aplica no papel.


Se a carimbeira estiver nova evite aplicar direto sobre o papel, normalmente ela tem muita tinta e pode compremeter o resultado. Neste caso use a esponja.
Existem no mercado esponjas específicas para este fim..mas você pode improvisar comprando uma esponja de cozinha no mercado. Basta cortar em pedaços pequenos...O resultado é o mesmo.




Dica: Sempre guarde suas carimbeiras de cabeça para baixo para evitar que ressequem e para manter sempre a tinta na superfície.

3) Carimbos
Existem carimbos de vários temas, formatos, textos, "backgrounds", etc. Permitem que você crie títulos, elementos, e decore a sua página. A vantagem dos carimbos é que tem uso ilimitado. Basta cuidar bem deles, mantendo sembre limpo e bem guardado.
Basicamente existe 2 tipos de carimbos.
a) Borracha - Normalmente são montados numa base de madeira

b) Acrílico -  Normalmente vem numa cartela e você precisa ter uma base de acrílico para usá-lo. É só tirar da cartela e colocar sobre a base de acrílico que ele "gruda", é só molhar na carimbeira e carimbar sobre a suerfície desejada.

c) Base de acrílico - É usada como base para o carimbo de acrílico. Existem vários tamanhos e formatos dessa base de acrílico, recomendo a compra de uma base  quadriculada, fica fácil de alinhar o carimbo, principalmente letras quando for carimbar textos
Dica de limpeza:
Carimbos de acrilico usados com carimbeira a base de água podem ser limpos  com lenço umidecido. Se usou com carimbeira a base de solvente, precisa usar um produto específico para a limpeza de carimbos, do contrário eles ficarão "manchados" e se for usar uma outra cor podera "borrar" o trabalho.
Achei uma receitinha caseira na internet bem boa para limpeza dos carimbos:
Esta "misturinha" simples e rende bastante e quevocê pode fazer em casa, ajudará a limpar seus carimbos e também mantê-los condicionados. A pior coisa, é perder seus carimbos por causa do ressecamento.

Segue a dica:

240 ml de água destilada (vende em farmácia)
2 colheres de sopa de glicerina (vende em farmácia)
1 colher de chá de xampú Johnson's (aquele amarelinho)

Misture tudo e coloque em frascos com válvula vaporizadora.
Borrife a solução sobre o carimbo sujo e depois seque em papel toalha (só faça pressão, não esfregue) ou pano macio que não solte fiapos.

A glicerina é um lubrificante e ajudará a conservá-los por mais tempo.
4) Fitas adesivas
No srap usamos basicamente 2 tipos de fitas adesivas. A dupla-face e a banana.
a) Fitas Adesivas
A fita dupla face você pode comprar em rolo, em papelarias normais. Ou pode comprar com aplicadores. A facilidade dos aplicadores é que não precisa ficar retirando a "capa" da fita, você aplica direto. Os refis são vendidos separadamente. É mais caro, porém simplifica bastante o trabalho.
Entre as fitas dupla face, tem as chamadas de alta resistência, são mais "fortes" e são indicadas para colar tecidos e enfeites mais pesados, como botões, etc.
Nas lojas especializadas você pode encontrar umas vermelhas....Esta são ótimas, encapei um álbum com tecido inteiro usando este tipo de fita e o acabamento ficou muito bom...não descolou nem fez bolha.
b) Glue Dots
Existe no mercado umas fitas que são vendidas em formatos de bolinhas ou quadradinhos - "Glue dots", elas são como a fita dupla-face, porém, já vem recortadas e são super fortes, ideal para colar flores, botões, etc. Tem vários tamanhos e formatos.
Eu adoro essas colinhas...economizo pq não são mto baratas, mas são excelentes. :)
c) Fita-banana
As fitas banana possuem espessura e são ideais para dar dimensão ao trabalho...Você pode criar vários níveis, colando uma camada de fita sobre a outra.
Tem que ter e usar!!!!! Não tem segredo para comprar. Aqui as mais fáceis de achar são da TEC.
5) Colas
Nas lojas especializadas você encontra uma cola específica para scrapbook. De acordo com a pesquisa e testes de uma bióloga, a cascorez de rótulo azul também tem o ph neutro e pode ser usada, ela é beeeeem mais barata. Quem quiser conferir a informação acesse o blog da Dri santos:
Colas coloridas/Colas com glitter/Colas metálicas/Cola puff/ Cola 3D


Amigas, como este post já está muito extenso, vou falar sobre as ferramentas na próxima aula!!! Não perca!!!
Atendendo sugestões vou postar um glossário com os termos do scrapbook para quem está começando e ainda não está habituado com os termos.
Fiquem com Deus,
bjos 




8 comentários:

Arte Sana Sonia disse...

Palomaaaaaaaa....muito util seu post..
Bjs

Suellen Moreno disse...

Oi Paloma... estou adorando seu blog... as dicas e videos!... está tudo perfeito!..parabéns!..
bjos Su.

Juliana_Alves disse...

To adorando esse blog, aprendendo muito. Obrigada!!!

marilia lila disse...

Obrigada pelas dicas.
Estou adorando.
Beijos.

butterfly disse...

opa, mais uma aula, estou amando!!! bjk

Iara J.P. disse...

Olá colega, estou acompanhando.
Obrigada.Abração.Iara

Artesanatos da lucinha disse...

paloma adorei as dicas e susseso pra nos mulheres...bjoss

ARTEZZALE disse...

Oie Paloma, meu nome é Alessandra e amei conhecer seu blog...já to seguindo...bjus